Thermalism.

Como é o Homem descobriu que as águas minerais naturais têm acção terapêutica?
Nesta secção damos a conhecer a relação entre a Água Mineral, a Medicina, a Arquitectura e o Design, Urbanismo, Património e Turismo, fomentando a actualização da Cultura Termal.

TERMALISMO

Arquitecturas da Saúde coloca em evidência as características do recurso da Água Mineral Natural e as Termas, que o planeamento em Portugal reconheceu através dos tempos, tendo em conta a efectuação e a concretização plena em muitos planos e projectos, abrindo-lhes um desafio quando atingem dimensão urbana, como paradigma para o urbanismo e para as políticas de cidade, no que concerne à inovação e competitividade, qualidade ambiental, cidadania, boa governança e parcerias.

O Termalismo português foi uma das áreas científicas que mais conhecimento produziu, desde o século XVIII, contribuindo para uma permanente actualização e influência, obtendo permutas internacionais. É esse universo denso e rico de estratégias inovadoras e exemplares que pretendemos dar a conhecer ou reavivar, sem esquecer as novas apostas na inovação.

Arquitecturas da Saúde insere-se, assim, numa rede de conhecimento mais alargada, constituída por plataformas científicas com vocações semelhantes e que têm em vista a cooperação estratégica e o intercâmbio no conhecimento.

Arquitecturas da Saúde abre um caminho na divulgação de conhecimento, no qual as ciências mantêm um papel essencial, desde logo na aposta que o nosso país deve fazer na investigação, tal como é realizado nos países mais desenvolvidos em matéria de Termalismo, só assim marcando passo com a história do futuro.

CHRONOLOGY

HISTORY OF SPAS IN PORTUGAL

WATER AND CULTURE HERITAGE

SPA-GOING / IR A BANHOS

THERMAL MICROCOSM IN PORTUGAL

CFT003 102291 001
Águas Radium. Emanatório do Hotel Balneário. Caria, Portugal. Fotografia sem data. Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais: 1933-1983. [CFT003 102291.ic], Biblioteca de Arte / Art Library Fundação Calouste Gulbenkian

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s