Who we are

Arquitecturas da Saúde é a nova plataforma web que pretende abordar, nas dimensões global e sistémica, um conjunto de temáticas estruturantes nos domínios da Medicina, Ciências da Saúde, Termalismo e Talassoterapia. Metodologicamente, o âmbito da abordagem é transdisciplinar e posiciona-se no cruzamento das Ciências Sociais, das Ciências da Saúde e da Teoria da Arquitectura.

Esta plataforma pretende dar a conhecer a escrupulosa diligência colocada ao serviço da organização e resiliência de todos os que interagiram nestes domínios científicos, desde os primeiros momentos de estudo, observação, experiência, programação, diligências e concretização. Lançando estratégias, prioridades e alcançando ou superando os limites; os avanços e recuos que marcam a história e a evolução, os rituais e os acontecimentos que transformam tudo, vencem, derrubam e alcançam.

Abrimo-nos às novas perspectivas e prioridades, observadas de fora para dentro, tendo em conta o passado, o presente, mas sobretudo o futuro e todo o universo de possibilidades que se avista.

Este projecto apresenta-se como um desafio e pretende contribuir para uma melhor capacitação e visibilidade dada à investigação que vem sendo realizada de forma isolada ou em grupo e que, através do social network, permite uma profunda interacção entre os diferentes actores e agentes de cada área científica, profissional e públicos. Estes territórios afirmaram-se pela conexão estabelecida entre “mente, corpo e espírito”, pela complexidade das experiências, escolhas, personalidades, rituais e ambientes.

Reconhecemos o desafio que se afigura, considerando a imensidão de planos e projectos, de profissionais, utentes, investigadores, artistas, e o papel inovador e exemplar que desempenharam (e desempenham) nos seus domínios, todavia estimulou-nos este novo desafio, que sucede à criação do site Arquitecturas da Saúde, enquanto anexos da nossa dissertação de doutoramento A Cura e a Arquitectura. História da Arquitectura Hospitalar Portuguesa na Época Contemporânea. Da Programação à Tipologia Arquitectónica, apresentada à Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em Julho de 2015.